top of page

A ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA E A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA

  • fjfmed
  • 6 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Hoje não é só a alta administração de uma empresa que se envolve com problemas relacionados com estratégia. Os funcionários também têm que aprender sobre o assunto, a fim de que possam ajudar na sua execução e consequente sucesso no mercado. Todos os processos corporativos, em particular as estratégias, fazem parte da manutenção do negócio.

Visto isso, vamos recordar o que é estratégia, pois certamente não é um tema novo. Tal pensamento foi constatado desde os primórdios, quando o homem se organizava em grupos para defender seu território e seus bens. O termo assumiu o sentido de habilidade administrativa com Péricles (450 a.C.) e de vencer oponentes com Alexandre (330 a.C.). No momento, significa estabelecer caminhos (o como fazer) para atingir os objetivos estratégicos (o que fazer).

Assim, pensar estrategicamente é criar uma cultura corporativa, aumentando a percepção, a fim de melhor observar e registrar ocorrências no momento em que elas acontecem, para projetar e entender as tendências. Esse comportamento é conquistado à medida que melhoramos o nível de produção e gerenciamento do conhecimento organizacional, aqui incluído o produto de Inteligência com a sua visão prospectiva.

Nesse contexto, com as rápidas e profundas mudanças no mundo, impactando nas formas de pensar e agir, o empreendedor que não entender a importância de pensar estrategicamente, com o uso da atividade de Inteligência, terá a sua empresa ultrapassada e falida. Atualmente, o fato ter conseguido sucesso ou somente permanecer no mercado, não significa a garantia de resultados positivos no futuro.

O planejamento estratégico é o conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas, que persegue uma mudança situacional. Não aborda somente decisões futuras, mas com o pensamento crítico conforme ressaltou o analista de Inteligência Washington Platt, discute, principalmente, quais as consequências de nossas decisões.



 
 
 

Comments


bottom of page