Atividade de Inteligência e as habilidades valorizadas pelo mercado
- fjfmed
- 4 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
A aplicação da atividade de Inteligência vem sendo aperfeiçoada ao longo da História do homem. Como uma de suas consequências, vemos o desenvolvimento de variadas habilidades cognitivas cada vez mais valorizadas na formulação de estratégias de mercado.
Os avanços tecnológicos têm sido ferramentas primordiais para o aperfeiçoamento da coleta e seleção de dados, pesquisas, interpretações, formulação de hipóteses e a facilitação na apresentação visual do trabalho. Para isso, torna-se necessário o monitoramento de novos produtos e saber bem como empregá-los.
A sistematização na utilização de metodologias proporciona ao assessor de Inteligência adotar e praticar o pensamento crítico, abordando, em suas análises, os princípios que esclarecerão os fatos ou as situações em estudo, na sua plenitude.
Por intermédio de técnicas e métodos consagrados, as empresas públicas e privadas podem contar com equipes que produzam trabalhos argumentativos baseados em criatividade, originalidade e iniciativa na resolução de problemas complexos. Tudo fundamentado em raciocínios estruturados e no desenvolvimento de novas ideias.
Portanto, o resultado para o mercado da aplicação da atividade de Inteligência será o surgimento de uma melhor capacidade de persuasão e negociação nas empresas. Assim, haverá mais resiliência e flexibilidade nas soluções, com o foco nas necessidades do produtor e consumidor, valorizando os conhecimentos oriundos de aprendizados ativos e eficazes adquiridos ao longo da vida corporativa.
Francisco José Fonseca de Medeiros é consultor e professor de Inteligência Estratégica e Corporativa.

Comments