O CONHECIMENTO DE INTELIGÊNCIA E O CIENTÍFICO
- fjfmed
- 22 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
O conhecimento de Inteligência e o científico possuem algumas características semelhantes e outras diferentes. Assim, os dois, apesar de terem a mesma essência e origem, são utilizados para atender leitores e usuários com necessidades específicas.
Por exemplo, a sistematização de utilização de uma metodologia é seguida por ambos, podendo ser a mesma em sua estrutura. Na comprovação da veracidade, para a apresentação de um produto de Inteligência, existe uma gradação de estados da mente perante a verdade que poderá ser utilizada com a finalidade de atender a um calendário ou prazo necessário, como relata Washington Platt, tanto em seus nove princípios básicos, como nas sete fases do Método de Produção de Conhecimentos.
Ainda na ideia acima, para o conhecimento científico, há uma exigência de as hipóteses receberem uma comprovação ou não, por intermédio de tantas verificações quantas forem necessárias. Na Inteligência, o ideal é se buscar a verificação do dado por outras fontes, mas como disse antes, dependendo da necessidade da oportunidade, aceita-se outras avaliações, inicialmente.
Ressalta-se a característica prospectiva da Inteligência, onde o futuro é sempre incerto. Já na Informação científica, existe a aceitação do que está por vir como certo, quando se trata de resultados já constatados experimentalmente, como por exemplo o grau de fervura da água. Será 100° todas as vezes.
Os dois conhecimentos, de Inteligência e científico possuem a característica em comum de não serem em definitivo, pois determinada conclusão ou hipótese poderá ser outra, a partir de novos trabalhos metodológicos.
Comentarios