Pensamento crítico e a Inteligência
- fjfmed
- 17 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Washington Platt dizia que devemos adotar sempre uma posição crítica e olhar o conjunto da situação em toda a sua plenitude.
Dizia ainda, para verificarmos quais os fatores principais a considerar em uma análise e que a diferença entre um trabalho de Inteligência e um erudito estava na finalidade com que cada um deles tinha sido feito.
Ter um pensamento crítico é duvidar, argumentar e buscar o melhor grau de certeza, com a finalidade de avaliar os argumentos apresentados. Será por intermédio dessa prática, essencial para a análise, que o raciocínio será metodizado, iniciando um processo científico que findará sempre em um trabalho equilibrado e confiável.
O pensamento crítico é básico para a produção de conhecimentos de Inteligência e pode ser desencadeado por uma estrutura argumentativa e um conjunto de aptidões aprendidas que orientam as análises, buscando sempre uma compreensão fundamentada com foco na verdade. Aqui vemos a diferença de fato e opinião. A ideia é desmembrar o problema e analisar cada uma das partes separadamente, formulando conclusões parciais que serão a essência para se alcançar juízos desconhecidos.

Comments